[vc_row][vc_column][vc_column_text]

O que é a Ponte da Guitarra?

A Ponte é a parte da guitarra onde se repousam as cordas, ela é parafusada a madeira do corpo do instrumento, e frequentemente utilizada pelos guitarristas para apoiarem o pulso ou parte da mão.

Neste post iremos explanar sobre quatro tipos distintos de pontes.

Tune-o-Matic

Tipo de ponte fixa em que as cordas são colocadas e presas na própria ponte.

A Ponte Tremolo, ou Vibrato:

Esse tipo de ponte é a mais comum que encontramos no mercado. Elas possuem uma alavanca que pode ser aficionada a ponte, essa alavanca quando movimentada causa uma mudança no tom, que pode ser maior ou menor dependendo da pressão exercida sobre ela.
Mediterranean Chickpea Pasta Salad | Food Faith Fitness where to buy t3 online How Often Should You Switch up Your Workouts? | Fitness | MyFitnessPal
Elas apresentam ajuste individual dos saddles(carrinhos) e também da altura das cordas. Esse tipo de ponte é fabricada por diversas marcas e algumas são fixadas no corpo da guitarra por 6 parafusos, enquanto outras utilizam apenas 2 parafusos. Outra característica deste tipo de ponte, assim como nas pontes fixas de modelo Hardtail, é que as cordas passam por dento do corpo da guitarra.

Ponte Flutuante – Floyd Rose

Esse tipo de ponte é muito usado por Guitarristas de Heavy Metal. Devido a um complexo sistema que permite uma grande liberdade na pressão e nos movimentos exercidos sobre a alavanca, permitindo colocá-la pra frente (afrouxando as cordas) e para trás (arrochando as cordas).

Este modelo conta também com um sistema de micro afinação, que serve para fazer pequenos ajustes na afinação após travar o Lock Nut. O Lock Nut, por sua vez, também faz parte deste sistema. Ele é um Nut (pestana) com travas, que depois de fechadas não permite que a corda volte, evitando que a guitarra desafine rapidamente.

Bigisby

A Bigisby é um tipo de Ponte Floyd Rose bem Vintage. Ela é presa no corpo da Guitarra com uma espécie de afirmador cordal.

A alavanca bem robusta no melhor estilo vintage, é responsável por fazer os efeitos de afrouxar e arrochar as cordas, por ser um sistema mais antigo a oscilação das notas é muito menor comparado ao das pontes flutuantes modernas e sua afinação não se mantém tão estável como em uma guitarra com o Lock Nut.[/vc_column_text][vc_column_text]

Ponte Fixa

Esse tipo de ponte é presa por parafusos, e se mantém afixada a guitarra pela força das cordas que passam sobre ela, ao afinar uma guitarra com este tipo de ponte, a afinação tende a permanecer, sem movimentos, a não ser pela desafinação natural do instrumento.

Podemos citar modelos como a da guitarra Les Paul, SG e a Telecaster que utilizam esse tipo de ponte.

Existem dois tipos de ponte fixa:[/vc_column_text][vc_column_text]

Hardtail

Tipo de ponte em que as cordas são colocadas por trás do corpo da guitarra. Esta guitarra possui pequenos furos para as cordas passarem pelo corpo do instrumento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

ÚLTIMOS POSTS