Critérios de escolha de modelo de Guitarra dependem muito da característica de cada pessoa, se é iniciante ou avançado, primeira Guitarra ou apenas uma Guitarra dentre outras que já possui. Inicialmente, você deve saber qual estilo de música pretende tocar e a partir disso com ajuda de pessoas entendidas sobre instrumentos será direcionado para o modelo adequado.
Algumas pessoas possuem inspirações pessoais e se espelham em ídolos para fazer a escolha do instrumento, como (Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimmy Page, Robert Johnson, entre outros…). Ou seguem dicas de amigos ou do professor de guitarra. Todos argumentos e pesquisas são válidas na hora de escolher a guitarra certa. Os dois modelos mais comuns são StratoCaster e LesPaul, fora os dois o modelo SG também é muito popular, devido ao Angus Young, Guitarrista solo, compositor, líder e co-fundador da banda AC/DC.
Para os iniciantes a escolha das cores é sempre algo empolgante, porém apesar da escolha ser algo importante só se trata da parte estética da peça, os pontos principais, que vem antes da definição das cores são: escolha do modelo de acordo com timbre, qualidade, preço entre outros… As cores geralmente são o último ponto a ser definido.
O modelo que mais costumam comprar por ser versátil, é a Stratocaster HSS, ou seja, com captador Humbucker na ponte, que permite que o guitarrista opte por outros estilos.
Para se escolher a guitarra certa para você, existem coisas básicas que o comprador necessita saber. São elas:
- Como fazer a regulagem de uma guitarra.
- Como fazer a manutenção de sua guitarra.
- Como fazer a limpeza de sua guitarra.
- Como conservar sua guitarra.
Isto gerará uma boa economia que poderá ser investida em algum acessório ou melhoria para o equipamento inicial. E ajudará se posteriormente você quiser ou precisar vendê-la para comprar um modelo mais atual.
Possa ser que ao testar um instrumento, sendo ele novo ou usado, você perceba que a guitarra não segura muito bem sua afinação e seu timbre, deixando a desejar, principalmente quando usamos um pedal de drive ou de distorção.
Há alguns anos, comprar captadores era um contratempo, até mesmo tarraxas e quaisquer outras peças de uma guitarra, pois a maior parte era importada já que existiam poucas lojas que vendiam essas “guitar parts” e seu custo era alto, tão alto, que chegava a custar até duas vezes mais do que o preço que pagamos pela guitarra e as únicas tarraxas existentes na época eram as da marca Gotoh, sendo única opção.
Escolher a guitarra certa é mais fácil do que parece
Graças à atualidade as coisas mudaram, pois a situação de valores altos e dificuldade de acesso não existem mais, agora temos guitarras fabricadas em nosso próprio país e diversas possibilidades de compra.
Como nós da SGT Guitars, que estamos á soma de 35 anos de experiência, conquistando respeito através da qualidade e exclusividade dos instrumentos fabricados, hoje temos como parceria a fabricante de captadores Dimarzio, para melhor captação de vibrações e conversão de sinais elétricos dos instrumentos, tudo para atender os gostos mais exigentes e entregar conforto para os músicos.
Uma resposta
Uau, muito obrigado pelas dicas, agora não vou mais errar ao escolher minha guitarra! Parabéns pelo Blog!